A Banda

no sofá cor-de-laranja

The Band’s Visit, Habib Shadah soundtrack

Era uma vez, não há muito tempo, uma pequena banda da polícia egípcia que chegou a Israel. Vieram para tocar na cerimónia de inauguração de um centro cultural árabe, mas, devido à burocracia, ao azar ou a qualquer outra razão, são esquecidos no aeroporto. A banda tenta chegar ao seu destino, mas acaba por ir parar a uma pequena e quase esquecida cidade israelense, algures no coração do deserto. Uma banda perdida numa cidade perdida.

Embalados por uma banda sonora ao estilo jazzístico de Chet Baker e pelo recurso aos longos planos contemplativos, The Band’s Visit mergulha-nos no estado de solidão não só do lugar em si, mas também de todos os personagens que compõem esta sátira à vida humana, tanto dos que chegam – os músicos -, como dos que ali permanecem para sempre.

O tempo parece parar na exposição poética do mundo interior destes personagens, de tal forma que, ao longo do filme, quase nos esquecemos que tais personagens pertencem a dois grupos tradicionalmente conflituosos entre si: egípcios e israelitas.

Um belíssimo filme do israelita Eran Kolirin, com não menos belas interpretações. que valeram a esta obra mais de 30 distinções no mundo do cinema. Curiosamente, acabou por ser desqualificado na corrida aos Academy Awards, quando destacado para a categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Isto porque mais de 50% dos seus diálogos eram em Inglês, já que era esta a única língua comum entre egípcios e israelitas…apesar de ninguém o falar correctamente e algumas das cenas acabarem por se resumir a uma delicada e meiga mímica de entendimento.

2 thoughts on “A Banda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s